quinta-feira, 9 de julho de 2009

Solidariedade em alta nas férias em Paraisópolis

Com a chegada das férias escolares, um clima de solidariedade desperta em Paraisópolis numa intensidade estrondosa, onde pessoas se voluntariam, na intenção de apoiar de alguma forma as entidades que valorizam e ajudam os mais necessitados. OPIS (Olimpíada Paraisopolense de Inverno e Solidariedade), que está em sua décima primeira edição. O evento tem como tema “vamos bater um recorde em solidariedade”. Conta com quatro equipes: Casa da Criança, Apae, Asilo e Hospital Frei Caetano.

A parte esportiva sofreu mudanças, este ano terá um novo local que será no poliesportivo “Professor Helcias Rocha”, com novas modalidades como tênis, na quadra da fábrica Delphi, corrida de 10 km, como fechamento das atividades esportivas e a volta de algumas categorias como o futvôlei e handebol. A duração dos jogos aumentará para duas semanas, começando no dia 13 de julho. Na primeira semana os jogos serão na quadra normal e na segunda semana na quadra de areia montada no interior do poliesportivo.

O atleta Carlos Augusto de Lima Machado, 17anos, estudante, já participa a quatro anos da Opis e destaca que jogando para uma equipe, acaba ajudando todas de certa forma. Ressalta ainda que o evento ajuda no movimento da cidade com entretenimento, arrecadação de dinheiro para as entidades filantrópicas e lucro para os comerciantes locais.


A festa começará oficialmente no dia 23 de julho com a tradicional passeata das equipes representadas por cores distintas, o amarelo com a Casa da Criança, o vermelho com a Apae, o verde com o Asilo e a cor azul com o Hospital. As equipes se dispõem em barracas com comidas típicas que acompanham os shows em todas as noites. Este ano a Opis terá um grande show gratuito, da dupla sertaneja Gian e Giovane, no dia 25 de julho.


O símbolo da Opis sofreu uma mudança e segundo a comissão organizadora, nos próximos anos ocorrerá um concurso estudantil, em que os alunos do município criarão por meio de critérios estabelecidos uma nova logomarca para que ocorra sempre uma nova variação nos próximos anos do evento.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

OPIS terá quadra de areia em novo local


Com a chegada do mês de julho Paraisópolis se modifica. Um espírito de solidariedade sobrevoa a cidade de uma forma mais intensa, pessoas se voluntariam para o acontecimento de uma das maiores manifestações de apoio às instituições filantrópicas da região sul mineira, a OPIS (Olimpíada Paraisopolense de Inverno e Solidariedade), que este ano completa sua décima primeira edição. Com o lema “vamos bater um recorde de solidariedade”, a festa já entrou para a história do município e é apontada como um dos eventos mais tradicionais da cidade. Desde a sua criação a OPIS conta com a presença de vários visitantes, além de antigos moradores que retornam à cidade natal aproveitando o período de férias escolares.

O início da festa acontece no próximo dia 23 de julho, com o tradicional desfile das Instituições e suas equipes pelas principais ruas da cidade, com queima de fogos e apresentações de bandas locais. Nos outros dias vários shows prometem animar o público, e o show mais esperado é o da dupla sertaneja Gian & Giovane.

Já a parte esportiva sofreu alterações. Durante duas semanas, de 13 a 26 de julho, as equipes se enfrentam no poliesportivo “Professor Helcias Rocha”, inclusive os esportes praticados em quadra de areia, que em edições passadas aconteciam em frente à Praça da Matriz. Outro diferencial é que este ano a parte “olímpica” conta com novas categorias, a volta de algumas modalidades, como Handebol e novidades como a Corrida de 10 km que acontece no último dia do evento.

A professora de educação física e integrante da organização esportiva da OPIS, Nádia Braga Faria, 28 anos, comemora a volta do Handebol e do Futvôlei. Para ela a inclusão de esportes como tênis e a corrida de 10 km. Nádia afirma que com as mudanças a com o apoio financeiro da comissão organizadora, o esporte só tem a ganhar, uma vez que ele (o esporte) é o foco principal do evento. Conta ainda que as características da OPIS são semelhantes às festas tradicionais da região, como a festa do Polvilho em Conceição dos Ouros e da Fogueira em Cachoeira de Minas, mas que o esporte sempre foi o grande diferencial da festa que aconteceem Paraisópolis. Questionada sobre a mudança da quadra de areia para dentro do poliesportivo, Nádia diz que não acha nem certo nem errado.

Já a comissão organizadora, parte festiva da OPIS, esclarece que foi preciso levar a quadra de areia para o poliesportivo por questão de espaço e até de segurança. “Como esperamos receber um público muito maior que nas edições passadas, em conseqüência dos shows, vimos que precisaríamos de mais espaço físico. O motivo da alteração de local também está relacionado com a segurança do público, e até mesmo com a higiene. Se ventar a areia pode chegar até a comida, servida pelas barracas, e isso também queremos evitar.

A festa da OPIS acontece de 23 a 26 de julho, de quinta a domingo, e as barracas com comidas típicas permanecem em frente à Praça da igreja Matriz. O trabalho desempalhado pelos organizadores, ajudantes e participantes da OPIS é voluntário. O dinheiro arrecadado é destinado às Instituições participantes: Casa da Criança, Asilo, APAE e Hospital Frei Caetano.