quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Orkontro reúne 12 de seus 4.209 participantes


Criado no início de 2004, o Orkut, é uma rede social que busca a integração de seus usuários. Seu maior público são de jovens 18 a 25 anos, e cerca de 50% dos usuários desta rede de relacionamentos são brasileiros.


Uma de suas comunidades com 4.209 participantes, Paraisópolis-MG, tem como foco debater ideias para melhoria da cidade. Após dezenas de discussões e exposições de projetos foi proposto pelo usuário Paraná, o primeiro “Orkontro”, o encontro real dos integrantes da comunidade. Este encontro foi realizado na Câmara Municipal de Paraisópolis e contou com doze participantes.


Para o dono da comunidade, Alfredo Faria Lopes de Paiva, estudante e músico, “a comunidade Paraisópolis-MG tem enorme influência no cotidiano político/cultural da cidade”. Disse que o encontro é importante para os membros se conhecerem e se entenderem melhor, além de discutir melhorias para a cidade. Alfredo contou para nossa equipe que ficou chateado com as ausências, “fiquei um pouco chateado com a ausência de muita gente que colocou o nome na lista e não compareceu. Justamente os membros que mais reclamam e criam tópicos não foram. Como eles querem cobrar, se se escondem na hora de colocar a cara à tapa? Mas o grupo que estava valeu a pena”.


O moderador que auxilia na comunidade, Júlio César Dias, produtor musical, disse: “quanto aos membros, às vezes, penso que isso é comum, nem sempre são todos que participam. Em relação aos moderadores que não participam, é bem triste. Acho que o mínimo é participar e estarem presentes, ou justificar a ausência”. Contou ainda que várias decisões, debates, abaixo-assinados, ideias, discussões e projetos nasceram de tópicos da comunidade. “Grande maioria do Legislativo participa ativamente da comunidade, o que é um incentivo a mais”.


O evento contou com a participação de Igor Lombardi juntamente com seu tio Roberto Dimas, que apresentaram o projeto de uma escola técnica e um centro de eventos para cidade. Regina Silva, André Almeida (Andalaquim) e Paraná (Paranax) recitaram poesias de suas autorias. Ocorreram debates sobre melhorias para a cidade com os vereadores José Carlos e Lauro Justo. Apresentação teatral do caipira Chico Imbira, feito pelo radialista Donizetti Márcio.