quinta-feira, 20 de maio de 2010

Jogos Escolares de Minas Gerais inicia sua etapa microrregional


O JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), é o maior programa de esportes das Superintendências Regionais de Ensino. São realizadas em parceria com as prefeituras municipais, mobiliza cerca de 600 cidades, com mil e quinhentas escolas que tenham alunos do ensino fundamental e médio. Os jogos acontecem em quatro etapas, às modalidades estão dispostas em basquete, handebol, vôlei, futsal, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, xadrez e peteca. O evento contará com cerca de 160 mil alunos e oito mil professores, dezesseis mil profissionais envolvidos, gerando três mil empregos diretos e oito mil indiretos.


Umas das cidades que sediará uma das etapas das 64 Microrregionais do JEMG/2010 será Brazópolis. Em contato com o coordenador do JEMG desta cidade, Junior Donizete Dias contou que o município disponibilizará três quadras para a realização do evento, sendo uma para alojamento das equipes participantes.


A primeira fase Microrregional será em Cristina, a segunda fase em Brazópolis e a fase final dia 29 e 30 de maio em Itajubá. Os módulos são separados em dois, por faixas etárias, sendo primeiro módulo os nascidos nos anos de 1996, 1997 e 1998, entre 12 e 14 anos e no segundo módulo os nascidos nos anos de 1993, 1994 e 1995 entre 15 e 17 anos.


As escolas envolvidas são as estaduais, municipais e até particulares que se inscreverem até o prazo determinado no site dos Jogos Escolares do Estado. Cada equipe tem que ter no mínimo dois assistentes, sendo um professor em educação física. As cidades que possuem mais de um time na mesma modalidade realizam uma disputa municipal e as vitoriosas seguem representando o município.


As modalidades esportivas como futsal, handebol, basquete, vôlei e xadrez são disputadas desde a etapa Microrregional, por ambos os sexos. Já as modalidades como atletismo, tênis de mesa, natação, peteca e judô iniciam se apenas na etapa regional e estadual. Em Brazópolis a segunda etapa começará às dezoito horas do dia quatorze de maio, no Poliesportivo Cristovam Chiaradia, situado na Avenida Geraldo Felix da Mota. Estará presente no evento o representante do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação e Cultura de Minas Gerais.


A etapa regional acontecerá nos dias 28 de junho até 03 de julho na cidade de Formiga. A etapa estadual será nos dias 09 até 14 de agosto na cidade de Patos de Minas.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Especialistas falam sobre as atribuições dos Conselhos Tutelares


A criação do Conselho Tutelar é uma importante conquista da sociedade, conquista esta que assegura os direitos das crianças e dos adolescentes. Entretanto, fica muito vago qual é a missão e as atribuições do conselheiro. Cinco especialistas no assunto mostraram qual é sua verdadeira essência.


O advogado e vereador Lauro Justo conta que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi criado em 13 de julho de 1990 para guardar os direitos da criança e do adolescente. Os representantes são eleitos pela comunidade. As funções dos Conselhos Tutelares é trabalhar em parceria com outras instituições e órgãos públicos, denunciando, requisitando, promovendo um ambiente saudável aos menores e aconselhando pais ou responsáveis.


O conselheiro tutelar não é apenas porta-voz de denúncias, testemunha de situações críticas ou funcionário de escritório. Ele é uma referência na comunidade em que atua, podendo ajudar na criação de movimentos sociais. “Sendo eleito, ele precisa passar por diversos cursos de capacitação. Não só antes, mas também durante todo mandato”.


Para o Comandante da Polícia Militar de Paraisópolis, Sargento José Dimas dos Santos, o trabalho do conselheiro tem que estar em harmonia com os demais órgãos que compõem o sistema de defesa social, ou seja, Polícias Militares e Civis, Ministério Público, prefeituras e comissionados. Disse ainda que “todo profissional que atua na área pública deve passar por um treinamento para melhor capacitação. Agora imagina, um conselheiro sem orientação, atuando com crianças e adolescentes dos diversos tipos. Fazendo ações de proteção e acompanhamento de menores infratores”.


A ex-conselheira tutelar da cidade Paraisópolis Ana Lúcia da Costa Carvalho contou a nossa equipe que é de grande importância que o profissional desta área passe por treinamento periódico para sempre estar preparado para as situações que possam aparecer. Já uma das conselheiras tutelares da cidade de Brazópolis Silvana Maria Silva Mendonça, trabalha há quatro anos no conselho e está em sua segunda gestão, sendo cada uma de três anos.


Segundo Silvana “a função do conselho é agir sempre quando os direitos da criança e adolescente forem ameaçados ou violados pela sociedade, pelo estado e pelos pais responsáveis ou em razão de sua conduta”. Contou que o Conselho Tutelar “ainda é visto como um órgão para punição de crianças e adolescentes, e tendo essa idéia muitos assumem o cargo de conselheiro achando que vão punir os meninos e meninas que são indisciplinados na escola, em casa e na rua, mas a realidade é outra”.


Uma das conselheiras tutelares da cidade de Paraisópolis, Maria de Fátima Bernardes Lima está no segundo ano da sua primeira gestão. Ela ressalta que a capacitação é muito importante, porque “é comum que os conselheiros tomem atitudes sem se basear na lei , dessa maneira, acabam por não cumprir suas funções primordiais, defender os direitos da criança e do adolescente”.