quarta-feira, 30 de junho de 2010

Voluntário paraisopolense na África

Sempre nos orgulha destacar pessoas que fazem a diferença, André Almeida conhecido como Andalaquim, paraisopolitano nato, está na África, República Unida da Tanzânia, na Província de Kigoma que dá nome a sua capital. É uma região de beleza natural imensurável por um de seus cartões postais, o lago Tanganica, o mais comprido do mundo com 660 km de extensão e também o segundo mais profundo do planeta, atingindo, em alguns pontos, 1.433 metros de profundidade. No entanto, sua beleza é muito afetada pela pobreza do local. E por citar a África e cartões postais desse continente, André também já esteve trabalhando em Moshi, cidade do antigo vulcão Kilimanjaro, considerado o ponto mais alto da África com 5.891,8 metros de altitude.

André terminou seus estudos em agronomia no final do ano passado e logo manifestou interesse pelas causas mundiais. Ele é o único representante brasileiro da equipe de voluntários do Sustainable Harvest. Logo que chegou ao país deparou com os tânzanianos preparando-se para o jogo amistoso com a seleção brasileira e contou que sua instalação fica ao lado do campo de refugiados da Unicef. Seu projeto será implantado com os refugiados de guerra da Uganda e Burundi.

Sucesso na sua missão...

sábado, 19 de junho de 2010

Balanço da vacinação da Influenza H1N1 em Pouso Alegre




A maior vacinação ocorrida no mundo até hoje é a que está sendo feita pelo Brasil contra a Influenza A H1N1, já foram mais de 81 milhões de pessoas vacinadas, superando os 67 milhões de brasileiros que foram imunizados contra a rubéola em 2008. O país foi também o que mais vacinou em proporção populacional deixando os países de primeiro mundo como os Estados Unidos para traz. Foram imunizadas 42% da população, sendo que os EUA atingiu apenas 26% de seus habitantes.

A mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 chegou ao fim no dia 2 de junho, mas os estados e municípios que não atingiram a meta em grupos já imunizados devem reforçar as ações para garantir a cobertura mínima de 80% para todos os grupos. A meta brasileira foi superada em grande número pelos agentes de saúde, doentes crônicos, indígenas, adultos de 20 a 29 anos e crianças menores de dois anos. Já em Minas Gerais foram vacinados aproximadamente 89% da população taxada como de risco para a gripe influenza.


A realidade do quadro nacional e estadual não é muito diferente para os moradores da cidade de Pouso Alegre no sul de Minas Gerais. Segundo a Gerência Regional de Saúde de Pouso Alegre (GRS), até o momento foram vacinados aproximadamente 84% dos quadros considerados de risco pelo Ministério da Saúde. Foram vacinados mais de 49 mil pessoas, entre elas cinco indígenas, 1.034 gestantes, 2.234 agentes de saúde, 3.421 crianças com idade inferior a dois anos, 1.951 crianças com idade de 2 a 4 anos, 18.795 adultos com idade de 20 a 29 anos e 10.629 adultos de 30 a 39 anos. Os quadros que alcançaram os 100% foram os agentes de saúde, portadores de doenças crônicas e as crianças com menos de dois anos de idade.

Ressaltando que a campanha foi direcionada apenas aos quadros chamados pelo Ministério da Saúde como grupos de risco. No Brasil em 2010 desde janeiro foram registradas 609 internações e 74 mortes em decorrência da gripe H1N1 até o dia 5 de junho. Já em 2009 foram registradas 2.051 mortes ligadas a gripe. Com a chegada do inverno aumenta a transmissão do vírus da gripe, seus sintomas são febre, tosse, dor de cabeça e no corpo e dificuldade para falar.

A meta da campanha de vacinação brasileira é de imunizar 92 milhões de pessoas do público-alvo, até o momento foram vacinados 88% do total. As crianças menores de dois anos devem tomar duas meias doses da vacina, com um intervalo de 21 dias após a primeira aplicação. Esse intervalo é recomendado porque é o tempo necessário para o organismo produzir maior número de anticorpos, ou seja, maior imunidade contra a gripe H1N1.