
Antes que a Lei Antifumo fosse aprovada em primeiro turno na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, a empresa Delphi em Paraisópolis já implantara o projeto “Delphi livre do tabaco”. Quando o governador Aécio Neves no dia 4 de dezembro assinou a lei que em 120 dias entrará em vigor a lei Antifumo no estado. A empresa Delphi já no mês de agosto de 2009 realizou uma pesquisa interna, em que a maioria dos empregados votaram a favor da proibição do cigarro.
Para Júlio César Lopes, assistente financeiro, a idéia ajudou na melhoria da saúde e higiene dos funcionários, sendo recebida de forma positiva e com o acompanhamento da médica da empresa. Ele ressalta que as vantagens são para todos “Porque estamos falando não só dos que fumam, mas também dos fumantes passivos, são aqueles que têm a saúde afetada e nunca fumaram”.
Francisco Douglas Souza Mendes, inspetor de qualidade da empresa contou a nossa equipe que para os funcionários fumantes a nova medida não foi muito aceita. Conta também que tem colegas de trabalho que diminuíram com ato de fumar e outros literalmente pararam com o vício. Douglas disse ainda que “ainda existem fumódromos, porém são retirados um a cada dois meses, até que não exista mais nenhum”. Já Ademar Dias da Silva, operador de produção, acha que “para os não fumantes só o fato de verem seus colegas parando de fumar já é gratificante, pois para muitos isso era uma guerra constante.”
Em contato com a assessoria de comunicação da empresa Delphi com sede em São Caetano, o assessor Marcel Dellabarba, contou a nossa equipe que a empresa preocupada com a qualidade de vida de seus empregados, realizou uma pesquisa com os 2.500 funcionários, sendo 340 fumantes e destes, apenas 30 não têm intenção de deixar o cigarro. Com essa informação foi criado o projeto “Delphi Livre do Tabaco” que trabalha em parceria com a Secretaria da Saúde da cidade em ações que incentivam e orientam os funcionários no combate ao vício. No plano de ações da empresa está previsto o fechamento de fumódromos, o primeiro espaço reservado para fumantes já foi desativado, logo na implantação do projeto.