domingo, 7 de março de 2010

A tradição dos BGB, Bonecos Gigantes de Brasópolis


O carnaval tradicional de diversas cidades brasileiras perdeu seu brilhantismo com o passar dos anos. Brasópolis, cidade de 14 mil habitantes, localizada no sul de Minas Gerais, busca com apoio de voluntários preservar seu carnaval. Dezenas de bonecos gigantes desfilam pelos paralelepípedos de suas íngremes ruas em sintonia com a banda de marchinhas.

Em 2001, Gustavo Noronha, ex-integrante do Giramundo Teatro de Bonecos, criou quatro bonecos: um caipira, um torcedor, um mosqueteiro e um dragão, o último media quinze metros de comprimento. Os bonecos causaram surpresa aos moradores da cidade e, desde então, Brasópolis virou referência entre os carnavais da região.

Os BGB (Bonecos Gigantes de Brasópolis), como são nacionalmente conhecidos, são feitos com uma técnica criada pela Associação Teatral Giramundo de Belo Horizonte, a qual procuravam usar materiais leves como mochilas e fibras de vidro que facilitavam na maior expressividade dos bonecos, mas essa técnica causou modificação no tamanho, os quais foram reduzidos para o tamanho de três metros e meio no máximo.

A nossa equipe do Primeira Página em contato com o Luis Gustavo Ribeiro Noronha, 37 anos, Engenheiro Arquiteto, idealizador do movimento dos “bonecões” na cidade de Brasópolis. Informou que a cada ano no mês que antecede o carnaval, a prefeitura local disponibiliza uma verba para a construção de dois novos bonecos e o pagamento para os auxiliares de serviços gerais. Disse que “o objetivo é de resgatar a figura do folião, aquele que se fantasia para brincar o carnaval, figura esta sufocada pelas músicas de sucesso rápido e pelas coreografias pré-definidas”.

Desfilaram este ano na região cinquenta “bonecões”, sendo vinte cinco bonecos da Associação Roda Terra de Brasópolis e vinte e cinco bonecos da Associação Giramundo de Belo Horizonte. Gustavo Noronha contou que a seleção de novos bonecos parte de votação da população da cidade e integrantes da associação. “Mechemos com a imaginação destas pessoas. Por isso somos recebidos com muita festa e alegria por todos os lugares que passamos”.

Além dos BGB, a associação Roda Terra tem o projeto “Sucanecos”, baseado no termo “sucaneco” criado pelo Teatro de Bonecos do Instituto Francisca de Sousa Peixoto, mantido pela Companhia Industrial Cataguases/MG. São oficinas que empregam de forma voluntária pessoas para que ensinem na confecção de bonecos, feitos de materiais recicláveis, propagando a mensagem para a preservação do meio ambiente.

Para Adriana de Lurdes Silva, 41 anos, funcionária pública, os bonecos são patrimônios da cultura da cidade de Brasópolis e relata que nos anos de 2008 e 2009 obtiveram o patrocínio da empresa Petrobrás, através da lei Rouanet do Ministério da Cultura, onde desfilaram por cinquenta e três cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A associação tem um blog, http://oficinarodaterra.blogspot.com, para a divulgação dos desfiles e projetos.

Adriana finalizou contando que os bonecos se apresentam o ano todo em aniversário de cidades, datas comemorativas e festivais. Estão à procura de novos patrocínios e contam que estão filiados com a Agência de Desenvolvimento do Circuito Turístico do Sul de Minas, ADECTUR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário