segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Escola Municipal “Bueno de Paiva” completa 99 anos

Do jeitinho mineiro! Assim foi a comemoração de mais um aniversário da Escola Municipal “Bueno de Paiva”. A data não foi esquecida pela direção e alunos. No último dia 20, várias atividades, como exposição de desenhos e frases feitas pelos próprios alunos, marcaram os 99 anos de criação da escola.

A escola está situada bem no coração da cidade de Paraisópolis, mas, sentimentalmente, também está na memória de muitos que ali estudaram. O prédio faz parte do acervo arquitetônico tombado pelo patrimônio histórico do município. A maioria dos atuais alunos teve pais, e até mesmo avós, que frequentaram aquelas tradicionais salas de aula. Hisley Daian de Aquino, 19, estudante, contou à nossa equipe que passou quatro anos estudando no Bueno de Paiva e foi lá que aprendeu a ler e a escrever.

“A escola Bueno de Paiva faz parte da minha história de vida. Quando optei em seguir a carreira do magistério, passei a desejar uma educação de qualidade”. Esse é o depoimento de Rosa Maria Faria Bernardes, 46, atualmente diretora da escola. Além deste cargo de direção, Rosinha, como é conhecida na escola, é professora das séries iniciais do ensino fundamental, lecionando no local há mais de 10 anos.

O nome do local é em homenagem a Francisco Álvaro Bueno de Paiva, oriundo de Andradas, mas que passou grande parte de sua vida na cidade de São José do Paraíso, hoje Paraisópolis, onde foi juiz, promotor e Presidente da Câmara. Seu destaque nacional foi quando chegou à vice-presidência do Brasil, em virtude do falecimento de Wenceslau Bráz, no governo de Epitácio Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário