sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Seminário arquidiocesano de portas abertas há 110 anos


No dia 08 de setembro deste ano o Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre completou 110 anos. Sua criação está marcada juntamente com o Colégio São José, qual era de sua propriedade no início. Hoje o Seminário conta com um centro de educação superior a FACAPA (Faculdade Católica de Pouso Alegre) e a Rádio Difusora.

O seminário conta com o Memorial “Monsenhor Aristeu Lopes”, o acervo interno conta com peças das mais curiosas e importantes como as relíquias da carne e da roupa de São Pio X, que foi papa durante o período de 1903 a 1914 e um Missal Romano datado de 1853, que pertenceu ao Monsenhor Antônio Dutra.

O complexo no momento atende 39 seminaristas e já formou mais de 280 padres e vários outros que não quiseram seguir a vocação sarcedotal, dentre estes destacam o atual prefeito de Pouso Alegre Agnaldo Perugini, o atual prefeito de Piranguinho Adoniram Martins Barbosa.

Em entrevista, o Cônego Mauro Morais, 55, diretor do seminário, contou à equipe que dois padres formados pelo Seminário tiveram seus processos de beatificação e canonização abertos, Padre Donizetti que serviu em Tambaú/ SP e Monsenhor Alderígi, atuou na Arquidiocese de Pouso Alegre, estando seus restos mortais na cidade de Santa Rita de Caldas.

Para Edvaldo Ribeiro de Souza, 25, seminarista, a importância do Seminário consiste em ajudar na construção do discernimento vocacional. O seminarista também é curador do memorial interno e também um dos editores do jornal “O Levita” com circulação semestral desde 1902, com suas primeiras edições estão arquivadas no museu.

José Geraldo de Cássio Teixeira, 34, professor e atualmente diretor da E. E. “Antônio Eufrásio de Toledo”, que estudou no local por nove anos. Cássio disse para a nossa equipe que “Muitos valores que percebo em mim foram cultivados no período em que passei pelo seminário. Foi uma escolha “certa” que repercute hoje em minha forma de ser e de ver o mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário